quarta-feira, 3 de outubro de 2012

TSE aprova tropas para 268 municípios e nega reforço a 161


O Tribunal Superior Eleitoral autorizou até terça-feira (2) o envio de tropas federais para reforçar a segurança em 268 cidades de 10 estados, conforme balanço divulgado pelo tribunal. No total, 478 municípios de 11 estados pediram apoio de efetivo das Forças Armadas. O TSE rejeitou as solicitações de 161 cidades e ainda precisa analisar requerimentos de outras 49.
O plenário do TSE só se reúne mais uma vez, nesta quinta-feira (4), antes do primeiro turno das eleições, que acontece no domingo (7). Até esta terça, o estado com mais cidades atendidas pelo envio de tropas era o Rio Grande do Norte (RN), que terá presença das Forças Armadas em 112 cidades.  O motivo do pedido de reforço nos municípios do estado se deu ao "acirramento" da disputa eleitoral, segundo o TRE local. O Pará é o segundo estado com mais municípios atendidos pela presença das forças federais (67), seguido pela Amazonas (30), e o Maranhão (27).


Fuzileiros apoiam operação para retirada de propaganda irregular


A comunidade do Morro do Timbau, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, foi ocupada terça-feira (2) por fuzileiros navais para permitir que fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) retirassem de vários pontos da favela material irregular de propaganda eleitoral. “O propósito da operação é controlar a questão da propaganda em ambientes que normalmente a Justiça Eleitoral não teria acesso. Com o apoio das forças especiais, nós estamos tendo a oportunidade de ingressar nessas áreas mais difíceis", disse o juiz da presidência do TRE, Murilo Kieling. O juiz elogiou a participação dos moradores na operação. Alguns chegaram até mesmo a arrancar as propagandas irregulares. “O resultado é extremamente positivo. A população aqui presente, ela, além de aderir ao nosso trabalho, está satisfeita com a presença da Justiça Eleitoral”, ressaltou.
As Forças Armadas iniciaram na manhã do dia 1º uma série de operações em comunidades do Rio de Janeiro, visando ao primeiro turno das eleições municipais, no domingo (7). A primeira favela que recebeu a ação do Exército foi Gardênia Azul, na zona oeste da cidade, controlada por uma milícia. No dia da eleição, os militares vão patrulhar áreas das cidades de São Gonçalo, Cabo Frio, Itaboraí, Campos, Magé, Rio das Ostras e Macaé. Segundo o presidente do TRE-RJ, Luiz Zveiter, o objetivo é dar segurança aos eleitores, além de reprimir irregularidades na campanha eleitoral.