quinta-feira, 20 de setembro de 2012

População de Caxias mostra pouco interesse pelas eleições


Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência revela um dado curioso: a população de Duque de Caxias mostra pouco interesse pelas eleições deste ano. Em resposta à pergunta “Qual o seu interesse pelas eleições que ocorrerão neste ano”, 29% responderam “Pouco interesse”, enquanto 26% responderam “Nenhum interesse”. Apenas 22% responderam “Muito interesse” e outros 22% responderam “Interesse médio”.
Do total de entrevistados que responderam “Nenhum interesse”, 26% ganham mais de dois salários mínimos, enquanto 27% disseram ganhar até dois salários mínimos. No item “Muito interesse”, 25% estão na faixa de mais de dois salários mínimos e 19% com mais de dois salários mínimos. Quanto aos maiores problemas enfrentados pela população, 47% dos entrevistados destacaram a “Saúde”, vindo em seguida “Abastecimento de água” (15%), “Segurança pública” e “Calçamento de ruas e avenidas” com 5% cada.
No item “Intenção de voto para prefeito”, quatro nomes se destacam. 24% disseram que votariam em Alexandre Cardoso, 6% em Dica, 27% em Washington Reis e 13% em Zito. De acordo com o Instituto, a pesquisa foi realizada no município por uma equipe por ele contratada, entre os dias 14 e 16 de setembro. Ela foi encomendada pela Monte Castelo Idéias Ltda., empresa que tem como clientes, entre outros políticos, o senador Lindbergh Farias,além de prefeituras e empresas dos mais variados segmentos. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RJ-00096/2012, a pesquisa ouviu  504 pessoas maiores de 16 anos. Não foi revelado em quais distritos os questionários foram feitos e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais e 4 para menos.
Sobre a administração do governador Sérgio Cabral, 41% consideram “Ótima/Boa”, 39% “Regular” e 11% “Ruim/Péssima”. 8% disseram “Não saber/Não respondeu”. Quanto à presidenta Dilma Rousseff, 61% consideraram “Ótima/Boa”, 28% “Regular” e “8% “Ruim/Péssima”. Apenas 3% disseram “Não saber/Não responderam”.