quinta-feira, 13 de setembro de 2012

“Vamos interromper o contrato com a Cedae e pedir indenização pelos serviços não prestados”

1 – Por que ser prefeito de Duque de Caxias?
- É necessário repensar esta cidade, valorizar o cidadão e garantir políticas públicas em todos os setores, sou cidadã Caxiense não posso aceitar que um município tão rico, seja tão empobrecido. O cidadão precisa participar de fato das decisões na construção de uma outra cidade, não permitindo que Caxias continue a servir de escoadouro de dinheiro público.

2 - Caso seja eleita, quais áreas serão prioridade?
- Na Saúde garantiremos o mínimo de 15% do orçamento para esse segmento, para ampliar o Programa de Saúde da Família, expandir a rede municipal de postos de saúde e tornar o acesso fácil a todo morador do município, assegurar todas as especialidades médicas em toda a rede de postos, criar o Programa Municipal de Humanização da Saúde, buscando um tratamento cada vez mais digno, eficiente e humano, imediatamente ampliando o número de leitos hospitalares disponíveis, combater a mortalidade materno-infantil e criar leitos de UTI neonatal na rede pública municipal. No Transporte, acabar com o aumento anual das passagens de ônibus e buscar um estudo técnico e isento sobre o valor justo da tarifa no município, implantar a tarifa com bilhete único municipal e abolir o micro ônibus; criar um sistema cicloviário, com a construção de ciclovias, ciclofaixas, paraciclo e bicicletário; garantir o passe livre para estudantes, idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas e desempregados, com fiscalização permanente, e criar a Empresa Municipal de Transportes Coletivos. Na Educação, garantiremos o mínimo de 35% dos recursos, valorizaremos os profissionais respeitando o Plano de Carreira, garantindo a total incorporação de abonos e gratificações e investindo na sua formação contínua, teremos escolas com boa estrutura física, material didático e merenda de qualidade. Ampliaremos a rede e garantiremos creche e escola para todas as crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, implementaremos a eleição direta para diretores  e estabeleceremos um calendário de pagamento até todo dia 05 de cada mês para funcionários da ativa, aposentados e terceirizados.

3 - Como a senhora pretende enfrentar o problema da falta d’água no município, um dos mais reclamados pelos moradores?
- Interromper o contrato com Cedae e pedir indenização pelos serviços não prestados, construiremos uma Empresa Pública para distribuição da água que é um serviço vital para a população.

4 - Com relação ao desenvolvimento econômico, quais serão suas principais iniciativas?
- Regularizar os trabalhadores da economia informal, com especial atenção para os camelôs, mototaxistas e transporte alternativo, incentivar as micro, pequenas e médias empresas locais, inclusive nas licitações da Prefeitura, apoiar as iniciativas comunitárias de geração de emprego e renda com forte incentivo a economia solidária, desenvolvimento da economia local dos bairros e a inserção dos jovens no mercado de trabalho, criar frentes de trabalho para realização de obras públicas, garantindo condições de trabalho e salário dignos para seus integrantes.

5 - Quais critérios a senhora vai utilizar para definir seu secretariado e demais escalões caso seja eleita?
- Discussão coletiva, tendo como critério que seja um profissional da área em discussão, que tenha acúmulo nas políticas públicas a serem desenvolvidas nesses locais, em espaços como escolas e unidades de saúde haverá eleição direta para ocupação destes cargos, que reconheça que sua função estará a serviço da sociedade caxiense.

6 - Uma mensagem especial para os leitores?
- Cada cidadão deve ser escritor da sua própria história e assim da coletividade, que as decisões sejam sempre visando o bem de todos, na construção de uma cidade que tenha seus recursos voltados para políticas públicas e de direitos humanos, para as crianças, jovens, negros, GLBTTS e mulheres, garantindo assim uma vida mais plena.