quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Vice assume prefeitura de Guapimirim


O município de Guapimirim tem novo prefeito. Marcos Aurélio Dias, vice-prefeito de Renato Costa Mello Júnior, conhecido como Júnior do Posto, assumiu a prefeitura de manhã de segunda-feira (10). Junior do Posto foi preso no dia 5 por ser suspeito de fraudar licitações para desviar dinheiro público. Também foi presa a candidata de Junior do Posto à Prefeitura, Ismeralda Rangel Garcia, o secretário de governo Isaías da Silva Braga, e o chefe do setor de licitações do município, Ramon Pereira da Costa.
O presidente da Câmara de Guapimirim, Marcelo Emerick, conhecido como Marcelo do Queijo,  que também é suspeito de participar da quadrilha, continua foragido. A candidata de Junior do Posto à prefeitura, Ismeralda Rangel Garcia, o secretário de governo, Isaías da Silva Braga, e o chefe do setor de licitações, Ramon Pereira da Costa, também foram presos. Segundo denúncia do Ministério Público, Júnior e Marcelo faziam parte de um esquema para desviar dinheiro público. Ainda segundo o MP, o grupo usava empresas de fachada para fraudar licitações e fazer compras superfaturadas. Os desvios nos últimos quatro anos devem chegar a R$ 48 milhões
Cinco testemunhas do caso pediram proteção à Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Elas dizem que receberam ameaças de morte, e podem ser encaminhadas para o programa de proteção à testemunha. O PMDB do Rio decidiu expulsar Ismeralda dos quadros do Partido, bem como destituir toda a executiva municipal do partido na cidade. Marcelo do Queijo é proprietário de uma empresa de manutenção de ar-condicionado que prestava serviços para a prefeitura com notas fiscais superfaturadas.