quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Quarta fase da campanha do TSE informa documentos para votar


Começa sábado (22) a quarta fase da campanha de esclarecimento sobre as Eleições 2012. Nela, são veiculados vídeos e spots de rádio que informam os documentos que devem ser apresentados no momento da votação e falam sobre a biometria, tecnologia que identifica o eleitor pelas impressões digitais na hora do voto. A campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) novamente levará à população mensagens que ressaltam a importância da Lei da Ficha Limpa para o Brasil. O filmete e o spot sobre esse tema lembram que a norma nasceu da iniciativa popular, após um abaixo-assinado reunir mais de um milhão de assinaturas pela apresentação do projeto de lei ao Congresso. A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde haverá segundo turno, será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.
- Ficha limpa, o Brasil precisava de uma lei assim - afirma o locutor, após explicar que a norma busca impedir a eleição de políticos cassados, de candidatos com passado sujo e daqueles que pratiquem o crime da compra de votos. Na mensagem sobre biometria, o cidadão é informado que a técnica, além de moderna e segura, será utilizada em várias cidades nas eleições deste ano e que a Justiça Eleitoral já cadastrou as digitais de mais de sete milhões de eleitores. “Biometria é o futuro chegando”, afirma o locutor no spot para rádio. No filmete de TV, a frase é dita por um servente.


“Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”

A campanha do TSE começou no dia 21 de agosto com o tema “Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”. O objetivo é estimular a participação dos eleitores no pleito de outubro e ressaltar a importância de se votar em candidatos ficha limpa. Na primeira fase, os filmetes e spots alertaram os eleitores para a importância de se pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um deles, reforçando os objetivos da Lei da Ficha Limpa. As mensagens da campanha também incentivaram a participação dos eleitores de todas as idades, inclusive de 16 e 17 anos e os com mais de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.
A segunda fase da campanha começou no dia 5 de setembro e alertou os eleitores sobre a troca de votos por vantagens. Nos spots e vídeos, a Justiça Eleitoral alertou que quem vende seu voto ganha um dinheiro sujo e perde a chance de votar por um futuro melhor. A campanha também mostrou que os eleitores com deficiência poderão votar com tranquilidade no pleito deste ano.
A terceira fase da campanha começou no dia 11 e setembro. Ela abordou o tema da segurança da urna e o horário de votação.