Começa sábado (22) a quarta fase
da campanha de esclarecimento sobre as Eleições 2012. Nela, são veiculados
vídeos e spots de rádio que informam os documentos que devem ser apresentados
no momento da votação e falam sobre a biometria, tecnologia que identifica o
eleitor pelas impressões digitais na hora do voto. A campanha do Tribunal
Superior Eleitoral (TSE) novamente levará à população mensagens que ressaltam a
importância da Lei da Ficha Limpa para o Brasil. O filmete e o spot sobre esse
tema lembram que a norma nasceu da iniciativa popular, após um abaixo-assinado
reunir mais de um milhão de assinaturas pela apresentação do projeto de lei ao
Congresso. A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde
haverá segundo turno, será retomada logo após o anúncio do resultado do
primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.
- Ficha limpa, o Brasil precisava
de uma lei assim - afirma o locutor, após explicar que a norma busca impedir a
eleição de políticos cassados, de candidatos com passado sujo e daqueles que
pratiquem o crime da compra de votos. Na mensagem sobre biometria, o cidadão é
informado que a técnica, além de moderna e segura, será utilizada em várias
cidades nas eleições deste ano e que a Justiça Eleitoral já cadastrou as
digitais de mais de sete milhões de eleitores. “Biometria é o futuro chegando”,
afirma o locutor no spot para rádio. No filmete de TV, a frase é dita por um
servente.
“Valorize seu voto,
vote pela sua cidade, vote limpo”
A campanha do TSE começou no dia
21 de agosto com o tema “Valorize seu voto, vote pela sua cidade, vote limpo”.
O objetivo é estimular a participação dos eleitores no pleito de outubro e
ressaltar a importância de se votar em candidatos ficha limpa. Na primeira
fase, os filmetes e spots alertaram os eleitores para a importância de se
pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um deles,
reforçando os objetivos da Lei da Ficha Limpa. As mensagens da campanha também
incentivaram a participação dos eleitores de todas as idades, inclusive de 16 e
17 anos e os com mais de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.
A segunda fase da campanha
começou no dia 5 de setembro e alertou os eleitores sobre a troca de votos por
vantagens. Nos spots e vídeos, a Justiça Eleitoral alertou que quem vende seu
voto ganha um dinheiro sujo e perde a chance de votar por um futuro melhor. A
campanha também mostrou que os eleitores com deficiência poderão votar com
tranquilidade no pleito deste ano.
A terceira fase da campanha
começou no dia 11 e setembro. Ela abordou o tema da segurança da urna e o
horário de votação.