quinta-feira, 9 de agosto de 2012

“A Saúde e a Educação receberão uma atenção especial”

1 – Por que ser prefeito de Caxias?
- Sempre tive o desejo de administrar a cidade onde nasci e trabalho. Para isso, estudei minuciosamente todos os problemas e fui buscar soluções com pessoas capacitadas nas mais diversas áreas. Meu sonho é ver a cidade ter o destaque e o respeito que merece. Não é justo ter uma cidade rica, e pobre em qualidade de vida. No momento a cidade não tem projeto e está abandonada. Amo Caxias e temos que acabar com esta guerra política onde o povo e a cidade saíram perdendo. Quero que a população sinta orgulho de viver em uma cidade que deveria ser a locomotiva da Baixada Fluminense.

2 - Caso seja eleito, quais áreas serão prioridade?
- Na verdade toda a cidade é prioridade tal o abandono em que se encontra.  Mas sem dúvida as áreas da Saúde e da Educação receberão uma atenção especial. Para a saúde temos que melhorar, com urgência, o atendimento do Hospital Moacyr do Carmo, que quero transformar num hospital universitário. Pretendo reabrir o Hospital Duque de Caxias. Vamos implantar 90 unidades de saúde entre: Programa Saúde da Família (PSF) e policlínicas, sendo que em cada distrito pretendemos criar uma unidade funcionando 24 horas com equipe completa de profissionais. Vamos utilizar ainda a estrutura dos centros sociais - que serão regularizados - para atender a população, mas tudo controlado pela prefeitura. Quando tratamos do paciente lá na ponta a tendência é reduzir o movimento nos hospitais. A educação é outro ponto que nos preocupa muito. Vamos reformar as escolas e criar um programa de capacitação dos professores, melhorar a qualidade da merenda oferecida aos alunos e intensificar programas de atividades esportivas nos colégios. Outra meta é democratizar a direção das unidades. Não haverá indicação política de diretores no meu governo. Além disso, as escolas vão interagir com o entorno. Elas estarão abertas nos fins de semana para que, professores, pais e alunos possam passar momentos de lazer. Vamos integrar o programa de saúde da família com as escolas.

3 - Como o senhor pretende enfrentar o problema da falta d’água no município, um dos mais reclamados pelos moradores?
- Tenho um ótimo relacionamento com o Governador Sérgio Cabral e com o presidente da Cedae, Wagner Victer. Por isso vou conversar com os dois para que esse problema seja resolvido. Mas nossa cidade não pode esperar tanto tempo, sendo assim, se em um ano nada for feito, pretendo criar uma companhia municipal de água. Além disso, há uma alternativa imediata para o segundo distrito, já que a Reduc recebe cinco metros cúbicos por segundo de água e só utiliza dois, os outros três podem ser liberados para aquela região.

4 - Com relação ao desenvolvimento econômico, quais serão suas principais iniciativas?
- Quero trazer para Caxias um centro de convenções de Gás e Petróleo. Estamos muito perto do aeroporto e precisamos tirar proveito disso. Queremos atrair empresas para a cidade, o que irá gerar novos empregos. Vamos também implantar nas escolas o Ensino Profissionalizante, justamente para que a mão de obra a ser contratada seja a do município e não de fora, como hoje acontece na Reduc. Os melhores empregos são sempre de gente que vem de outros municípios.

5 - Quais critérios o senhor vai utilizar para definir seu secretariado e demais escalões?
- Assim como contei, durante minha gestão na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, com pessoal altamente qualificado, faremos o mesmo no nosso secretariado. Vamos contar com pessoas que conheçam muito bem Duque de Caxias e suas necessidades e engajadas na nossa proposta de mudar esta cidade. O mesmo acontecerá com os outros escalões do governo. Temos que dar exemplo de uma administração séria, competente e, principalmente, honesta. Porque é isso que a população espera do próximo prefeito.

6 - Uma mensagem especial para os leitores?
- Meu sonho sempre foi o de administrar a cidade onde nasci, cresci, moro e trabalho. Para isso, estudei todos os aspectos e problemas de Duque de Caxias. Quero ver minha cidade ser referência no Estado e no país. Estou preparado para ser um prefeito de todos. Tenho a meu lado apoios importantes como do ex- presidente Lula, da presidente Dilma Rousseff, dos senadores Lindbergh Farias e Eduardo Lopes, do ministro Marcelo Crivella e do governador Sérgio Cabral. É através deles que poderemos trazer os recursos necessários para nosso município. Amo Caxias e quero governá-la com competência e amor.