quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O “apelo” a personalidades para conquistar o eleitor de Caxias

Eleição se ganha no voto. Com o foco direcionado nesse sentido, os principais candidatos à Prefeitura de Duque de Caxias estão indo às ruas usando todas as armas disponíveis para conquistar o voto do eleitor. A companhia de figuras de destaque, personalidades e artistas sempre é bem vinda.  Que o diga o deputado federal Alexandre Cardoso, candidato do PSB. Políticos de destaque como a presidenta Dilma Rousseff e seu antecessor Lula, são figurinhas certas no material de divulgação do candidato, onde também costumam aparecer os senadores Marcelo Crivella e Lindbegh Farias e o ex-craque Romário. Político de destaque na cidade, o presidente da Câmara Mazinho desponta como “puxador” de votos na nominata de vereadores. 
No PSD, sigla pela qual concorre o deputado estadual Dica, chama a atenção do eleitor a figura do apresentador - e também deputado estadual do mesmo partido - Wagner Montes nas placas do candidato. Wagner, assim como, o também deputado estadual Pedro Augusto e o líder religioso Samuel Malafaia. Para Dica, são representações “mais próximas do povo, especialmente o Wagner Montes, nascido e criado em Caxias e que se declara sempre apaixonado pela cidade”. 
            Fundado por Anthony Garotinho, o PR, que tem como candidato o deputado estadual Samuquinha, também explora a imagem do ex-governador nas principais peças de propaganda visual e sonora de sua campanha. A estratégia é positiva uma vez que Garotinho, como governador, deixou grandes marcas na Baixada Fluminense e é cultuado por muitos como grande liderança no Estado.
            No PP, o principal nome é o do próprio candidato, Zito que exerce o terceiro mandato e  busca a reeleição. Com um PSDB desgastado, Zito ingressou no PP pelas mãos do respeitado senador Francisco Dornelles, permanecendo assim no cenário dos políticos de destaque e de resultados. Essa articulação que inseriu Zito na base do governo do Estado, não permite que Sérgio Cabral declare oficialmente seu apoio a algum candidato, nem mesmo ao ex-prefeito que elegeu, Washington Reis. De uma certa forma, todos os candidatos a prefeito de Duque de Caxias, com exceção de Samuquinha, fazem parte de sua base.