quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Fiscais do TRE apreendem carros de som e recolhem placas em Magé

Em operação determinada pelo juiz da 148ª Zona Eleitoral de Magé, Orlando Eliazaro Feitosa, a equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral apreendeu, na manhã do dia 16, mais de uma tonelada de placas irregulares de diversos candidatos aos cargos de prefeito e vereador. Além disso, os fiscais recolheram, apenas nos últimos quatro dias, 52 carros de som que trafegavam em desrespeito à legislação eleitoral. A operação se concentrou nos bairros de Piabetá, Fragoso, Pau Grande, Raiz da Serra e Praia de Mauá.
A medida decorre de deliberação do magistrado quanto à tolerância zero a esses veículos, segundo o chefe da equipe de fiscalização e chefe de cartório da 148ª ZE, Wagner Leandro Rabello Junior. De acordo com Wagner, os veículos trafegavam com o som ligado, a menos de 200 metros de escolas, hospitais e do próprio cartório eleitoral, bem como de outros prédios públicos. As placas apreendidas lotaram três caminhões. Os carros de som foram levados para o Depósito Público da cidade.
Nos últimos cem dias, o TRE-RJ recebeu 7.144 denúncias de supostas irregularidades cometidas por candidatos no estado, uma média de 72 por dia ou cerca de três a cada hora.

MP investiga suspeita de abuso de poder em Nova Iguaçu

A Promotoria Eleitoral de Nova Iguaçu instaurou procedimento para apurar a suspeita de prática de abuso de poder político na estrutura da Secretaria de Assistência Social do município em benefício do ex-titular da pasta, Sebastião Wagner Berriel, atual candidato a vereador pelo PT e teria influência no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Comendador Soares, onde o servidor responsável pelo cadastro de moradores no Bolsa Família, no Programa do Leite e na distribuição de cestas básicas, afirmou trabalhar para o ex-secretário.
Há indícios de uso da estrutura da secretaria para beneficiar o petista, que é aliado da prefeita Sheila Gama (PDT), candidata à reeleição, e que aparece em fotos de campanha ao lado do ex-secretário. A secretária de Assistência Social, Márcia Vieira, negou o uso da estrutura do órgão para beneficiar a campanha política do ex-titular da pasta.

Caminhão retirava entulho em Mesquita em troca de voto

Acionados por uma denúncia de propaganda irregular, fiscais da 150ª Zona Eleitoral de Mesquita apreenderam, na tarde do dia 16, um caminhão com propaganda do candidato a prefeito Rogelson Santos Fontoura, o Gelsinho Guerreiro (PSC). O caminhão era utilizado para a retirada de entulhos na Rua Lídia, no bairro da Chatuba, supostamente em troca de votos.
Na tarde do dia 7 de agosto, os fiscais de Mesquita já haviam apreendido o carro de propaganda do candidato a vereador Marcelo Canto (PSD). Ele dava apoio a um caminhão contratado para desentupir os bueiros na Rua Sergipe, na altura do número 260, no bairro da Coréia. A suspeita é de que o serviço era prestado também em troca de votos.

Fechado centro social de deputado em São Gonçalo

Equipes de fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) fecharam na manhã desta quarta-feira (22) um centro social que seria usado com fins eleitorais em Porto da Pedra, em São Gonçalo. O local pertence ao deputado federal Dilson Drummond (PDT). O centro foi lacrado pelo coordenador de Fiscalização de Propaganda Eleitoral do TRE, Luiz Fernando Pinto, por determinação de juiz Murilo Kieling.
Os fiscais encontram fichas de atendimento e uma guia de encaminhamento de uma policlínica de São Gonçalo, para atendimento nos hospitais municipais. Também foi encontrado um armário com medicamentos, que eram doados pelo centro. No momento da fiscalização, 30 pessoas estavam no local para serem atendidas. Elas foram liberadas pelos fiscais e policiais.

Apreensão de ambulância e santinhos em Rio das Ostras

Fiscais da 184ª Zona Eleitoral em Rio das Ostras, apreenderam uma ambulância que prestava serviço odontológico no bairro Âncora, na última sexta-feira (17). No interior do veículo, foram encontrados 220 panfletos com os nomes de Orlando Ferreira Neto, o Neco (PMDB), candidato a vereador, e de Alcebíades Sabino dos Santos (PSC), candidato a prefeito.
No momento da chegada da equipe de fiscalização, cerca de 20 pessoas aguardavam o atendimento de uma dentista e de uma auxiliar, que foram encaminhadas à 128ª DP para prestar esclarecimentos. O material apreendido foi enviado ao Ministério Público Eleitoral.

TRE faz operação em comitê de vereador em Búzios

Por determinação da juíza da 172ª Zona Eleitoral de Armação dos Búzios, Alessandra de Souza Araújo, fiscais do TRE apreenderam material de propaganda irregular no comitê do vereador e candidato à reeleição Lorram Gomes da Silveira (PDT), situado na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, principal via do município. A operação ocorreu na noite de sábado (18). No local, foram encontradas fotocópias de títulos eleitorais e um caderno com mais de 50 páginas com anotações de nomes de pessoas, telefones e aparente oferecimento de serviços.
A equipe de fiscalização apreendeu ainda cartões de apresentação com o logotipo da Câmara de Vereadores, fogos de artifício, adesivos e 24 garrafas vazias de cerveja. O material foi encaminhado à 127ª DP, para o registro da ocorrência e apuração de possível prática do crime de compra de votos, entre outros.