quinta-feira, 2 de agosto de 2012

TRE inicia operações contra currais eleitorais no Estado do Rio

Com o apoio de 252 policiais e 70 fiscais, o TRE-RJ realizou, na manhã de terça-feira (31), uma operação no Complexo da Maré, que mobilizou dois blindados e um helicóptero. Trata-se da primeira grande ação do Centro de Controle e Comando das Eleições 2012 para impedir a formação de currais eleitorais no Estado do Rio de Janeiro.
- Mostramos que não existe lugar em que a Justiça Eleitoral não possa entrar - disse o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, que comandou a operação. "Queremos que a população se sinta segura para escolher livremente seus candidatos", complementou. O desembargador anunciou que haverá novas operações em municípios do interior.
CENTRO SOCIAL - Na operação, os fiscais do TRE-RJ fecharam o centro social Tecnobox, no Parque União,que seria vinculado ao candidato a vereador Pedro Edson (PT). No local, Francisco Valdetério Braz foi preso. Ele havia se apresentado como responsável pelo centro social, onde foi apreendido ainda um carro de som. Os fiscais recolheram também uma granada, encontrada na garagem de uma empresa de ônibus, e três caminhões de placas e faixas com propaganda irregular, a maior parte dos candidatos a vereador Pedro Edson (PT), Paulo Messina (PV) e Teresa Bergher (PSDB).
A operação contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, do 22º, 16º e 3º Batalhões da Polícia Militar e das Polícias Federal e Rodoviária Federal. O presidente do TRE-RJ informou que as reuniões do Centro de Controle e Comando das Eleições 2012 passam a ocorrer quinzenalmente. Além do TRE-RJ, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Comando Militar do Leste, as Polícias Federal e Rodoviária Federal, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro integram o Centro de Controle e Comando.