quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entrevista com Dica, candidato a Prefeito de Duque de Caixas pelo PSD

“Você não pode falar que ama a cidade e morar
na Barra, Leblon ou Ipanema”


1 – Por que ser prefeito de Caxias?
- Porque a gente não aguenta mais ver as mesmas pessoas governando Duque de Caxias, os mesmos problemas há vinte anos. Sou nascido e criado em Duque de Caxias e convivo com as pessoas daqui, sinto a necessidade de ver resolvidos os problemas do nosso município, como saúde, limpeza e educação. Duque de Caxias está piorando, os problemas estão se agravando, e a cidade está regredindo. A maioria dos meus adversários não mora aqui, não sentem esses problemas na pele como eu sinto, por isso que eu quero ser prefeito.

2 - Caso seja eleito, quais áreas serão prioridade?
- Primeiro, auditar todas as contas e contratos; depois rever e reabrir convênios com as casas de saúde, porque não adianta construir hospital e não funcionar. Implantar uma educação de melhor  qualidade, implementar o reforço escolar, criar uma infra-estrutura para as escolas, reformá-las, valorizar o magistério e o pessoal de apoio, implementar o reforço escolar, desenvolver um trabalho desde o ensino fundamental, que é o compromisso do município. Vamos preparar bem nossas crianças para o futuro. Esse é o nosso desejo e o nosso objetivo.

3 - Como o senhor pretende enfrentar o problema da falta d’água no município, um dos mais reclamados pelos moradores?
- Duque de Caxias, ao contrário do que algumas pessoas pensam, tem três nascentes de água importantes, a da Taquara, da Mantiqueira e Xerém, que não dão para abastecer nem os 3º e 4º distritos. Não adianta falar em municipalizar a água porque nós não temos água suficiente para abastecer a cidade, teríamos que comprar água do Guandu. Então, temos que fazer uma grande parceria com a Cedae e criar uma companhia de recursos hídricos, com ampliação das redes, reparo de vazamentos e colocação de asfalto, entre outros serviços, criarmos assim um débito e crédito com a Cedae, com prestação de contas, porque a prefeitura também paga a água. É preciso colocar na cabeça do governador, o que é um desejo nosso, fazer uma ligação direta Guandu-Caxias porque somos a cidade mais importante da Baixada e somos o último a receber a água.

4 - Com relação ao desenvolvimento econômico, quais serão suas principais iniciativas?
- Motivar o empresário a investir mais aqui, criar tarifas diferenciadas para Capivari e Figueira, motivando as empresas a se instalarem nesses locais, de forma a criar empregos e melhorar o saneamento. Podemos até baixar o ISS e o IPTU. Pretendemos criar um distrito industrial na Cidade dos Meninos, que tem uma área de 19,2 km². Será o mais bem localizado do Estado e poderemos criar 20.000 empregos.

5 - Quais critérios o senhor vai utilizar para definir seu secretariado e demais escalões?
- Vamos criar um perfil técnico para as secretarias técnicas, um perfil político para aquelas que podem ser administradas politicamente. Mas, acima de tudo, vamos utilizar os profissionais de Duque de Caxias, porque, morando na nossa cidade, eles serão cobrados pela população, que os conhece. Serão os melhores, daremos a oportunidade para as pessoas competentes e que nunca tiveram a oportunidade de ajudar a nossa cidade.

6 - Uma mensagem especial para os leitores?
- Deixo uma mensagem de esperança, de otimismo, dizendo que nem tudo está perdido. A população de Caxias está muito desiludida com os governos que por aqui passaram. Porém, ainda existe uma pessoa que aqui mora e defende essa cidade, que teve mandato de vereador e deputado e que se lançou candidato a prefeito, que sou eu. Vou continuar olhando essa cidade como sendo a minha cidade, de verdade, pois aqui nasci, cresci, constituí família e me formei advogado. Não há outro candidato que goste de Caixas igual a mim, pode ter certeza. Para amar uma cidade, você tem que viver nessa cidade. Você não pode falar que ama a cidade e morar na Barra, no Leblon ou em Ipanema. Temos adversários, por exemplo, que, ao verem a dificuldade que a nossa cidade passava, preferiram ir para outra cidade arriscar ser candidato. Não pode ter dois amores. Tem que viver os problemas da cidade.
Quero dizer ainda da alegria de ter o apoio dos deputados Wagner Montes, Pedro Augusto, Brazão, Paulo Ramos, Alessandro Calazans, Marcos Soares, Fábio Silva, de líderes religiosos como Samuel Malafaia e RR Soares. Eles não tem compromisso com vereadores, são pessoas que estão apoiando o projeto Dica. Essas pessoas tem influência direta na cidade e muitos tiveram votos em Caxias. Todos vêm na minha pessoa uma esperança para a população. Dizer do meu vice prefeito Cristiano, que é do terceiro distrito, ele representa o nosso compromisso com os distritos da cidade. Não vou governar sozinho, ele vai nos ajudar muito, vai ter um papel importante, não será uma pessoa figurativa. O Cristiano também tem muito a contribuir para Duque de Caxias.