quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Saiba como tirar dúvidas sobre eleições e atuação do TSE

Os eleitores e cidadãos que tiverem qualquer dúvida sobre os procedimentos a serem observados nas Eleições ou quanto à atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas áreas judicial e administrativa podem contar com a Central do Eleitor e com o Núcleo de Informação ao Cidadão, respectivamente. Para responder as dúvidas dos eleitores sobre os documentos exigidos para votar, o prazo para solicitar transferência do domicílio eleitoral ou para pedir segunda via do título de eleitor, o TSE conta, desde 2010, com a Central do Eleitor.
Chefe da Central do Eleitor, a servidora Marise Mesquita ressalta que a Central “foi criada no intuito de ser um canal efetivo de comunicação com o público externo”. Além do atendimento telefônico, as dúvidas podem ser encaminhadas através de um formulário eletrônico, disponibilizado no site do TSE, onde o internauta encontra também o “Tira-dúvidas das Eleições 2012”, que conta com as respostas aos questionamentos mais recorrentes.
Com o intuito de dar efetivo cumprimento à Lei de Acesso à Informação, o TSE criou, em maio deste ano, o Núcleo de Informação ao Cidadão (NIC). A transparência na gestão pública é a palavra de ordem no NIC, que responde as consultas sobre a atuação judicial e administrativa na Corte. O Núcleo foi criado a partir da necessidade de o TSE ter uma interlocução com o cidadão, que é efetivamente o destinatário de todo o serviço público. "O Poder Judiciário existe em nome do povo e para o povo”, salienta o secretário-geral da Presidência do TSE, juiz Carlos Braga.
NOVO SITE - A nova página de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entrou no ar na segunda-feira (30) com um novo layout e com mais funcionalidade aos usuários. No centro da página o internauta encontrará um espaço dedicado às notícias, com destaque para as três principais do dia. Os vídeos também ganharão espaço ao lado direito da página e as outras notícias de destaque ficam abaixo do box principal para serem visualizadas com mais rapidez.
De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Editoração e Publicações (Cedip) do TSE, Patrícia Serra, o eleitor será beneficiado com o fato de ter notícias muito mais visuais com imagens na página inicial e, ao lado disso, também as notícias por vídeos e os serviços disponíveis na página inicial. A reformulação do portal foi um pedido da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Além dessas mudanças, a ministra solicitou destaque para o Voto Limpo, pois desde que assumiu a Presidência da Corte, ela tem ressaltado a importância da escolha consciente dos candidatos por parte dos eleitores. Para ter mais informações sobre o tema, o usuário poderá acessar o link que estará disponível na parte superior da página.
Com essas mudanças, o portal servirá de modelo para a padronização e integração dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais. A ideia é criar uma identidade única para os sites da Justiça Eleitoral e as informações que vão abastecer o portal do TSE poderão ser reutilizadas por qualquer TRE.
            O endereço do site é www.tse.jus.br