sábado, 4 de agosto de 2012

Entrevista com Marcos Peçanha, candidato a prefeito de Duque de Caxias pelo PTN

1 – Por que ser prefeito de Caxias?
- Se Deus permitir e o povo achar que o nosso nome pode ser um nome que vá atender os anseios da população, a gente quer ser prefeito porque, além de ser nascido e criado nesta cidade, de ter exercido três mandatos de vereador, é porque a gente acredita que essa cidade tem um potencial muito grande, que arrecada hoje quase R$ 2 bilhões por ano. Nós vamos assumir para fazer um governo diferente, que vá combater a corrupção, as desigualdades e principalmente que vai dar transparência às contas públicas e principalmente fazer com que a população seja assistida.
                                          
2 - Caso seja eleito, quais áreas serão prioridade?
- Combater a corrupção, transparência das contas pública, instituir o orçamento participativo, onde a população possa através de reuniões nas associações de moradores, nas entidades de classe, dar sua participação para fazer  planilha orçamentária da cidade, porque o dinheiro é dela e não do governante. Vamos continuar lutando também pelos serviços concedidos, licitar as linhas municipais e baratear preços de passagem, criar a empresa de limpeza urbana. Eu acho que duque de Caxias tem potencial econômico e pessoas com capacidade de administrar a companhia de limpeza urbana da nossa cidade.

3 - Como o senhor pretende enfrentar o problema da falta d’água no município, um dos mais reclamados pelos moradores?
-  A água é vital em qualquer lugar do mundo. Eu acho que tem dois caminhos: o diálogo com o governo do Estado ou municipalizar a água, mas também através do dialogo. A gente não quer ir para o confronto, para o embate, o que a gente quer é defender os interesses da população. Falta água em vários locais, inclusive em Campos Elíseos mas a Reduc tem água em abundância, por que isso? Por que não tem uma conversa com o governo federal, com a Petrobras para colocar água para o segundo distrito. Então falta um prefeito que brigue por isso.

4 - Com relação ao desenvolvimento econômico, quais serão suas principais iniciativas?
- Eu acho que uma cidade como a nossa tem que continuar desenvolvendo através do crescimento sustentável, tem que trazer investimento para a cidade, fazer parcerias. Eu tenho uma idéia de fazer uma usina de lixo através de parceria público privada. Uma cidade como a nossa não tem onde colocar o seu lixo e isso nos envergonha. O lixo é também uma questão de saúde e o empresariado é importante nisso. A gente quer dar incentivos para trazer novas empresas, novas indústrias, fomentar o comércio, que é um dos mais fortes do nosso pais, qualificar nossa juventude. Não adianta ter a Fundec, que não qualifica de verdade nossos jovens, tem que ter mecânica, petroquímica, A minha campanha tem ajuda de amigos, pessoas de bem, que tem ideais e querem um futuro melhor para a nossa cidade. É por isso que eu posso assumir o compromisso com a população, com o povo da minha terra, de fazer um governo transparente e ético.

5 - Quais critérios o senhor vai utilizar para definir seu secretariado e demais escalões?
- A gente tem em mente pessoas que até não estão votando com a gente. Os critérios é ter qualificação e honestidade. Eu não vou buscar somente dentro do meu partido, que é um partido pequeno, mas também dentro da cidade, moradores comprometidos com a cidade, que vivam aqui, que criam aqui suas famílias. Trazer secretários de outros municípios para cá, isso não vai existir, porque o cara vira secretário, fica milionário e vira as constas para a cidade. eu quero o cara que vive aqui, porque ele sabe que se fizer algo de errado o morador vizinho dele, que passar na porta de sua casa, vai cobrar e ele sabe disso, todos vão saber que ele é secretário na cidade.

6 - Uma mensagem especial para os leitores?
- É o que tenho dito nas ruas: eu vejo candidato do Wagner Montes, do Lula, do Romário, do Governador, do Garotinho... e eu quero dizer para a população que eu quero ser o prefeito deles, não quero ser o prefeito nem de A, de B ou de C, eu quero ser o prefeito do povo da minha terra, que merece um prefeito que olhe com carinho para as nossas dificuldades e, como eu falei, que viva aqui, que more em Duque de Caxias. E que o povo acredite na mudança. Minha campanha tem pautado pela dignidade e na verdade. A exige que seja assim.