quinta-feira, 9 de agosto de 2012

TSE volta a alertar eleitores sobre e-mails falsos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que continuam circulando e-mails em nome do Tribunal comunicando o cancelamento de títulos eleitorais e solicitando a atualização de dados cadastrais para a Justiça Eleitoral. Também circulam e-mails falsos informando ao internauta que uma suposta ausência dele como mesário teria gerado o cancelamento do seu título de eleitor. Há alguns dias, o TSE havia informado que vinha atendendo inúmeras ligações de eleitores informando que haviam recebido e-mail em nome da Central do Eleitor do Tribunal, avisando que o título de eleitor estava suspenso e pedia  que regularizassem a situação por meio de formulário anexo.
A Justiça Eleitoral reafirmou que não envia e-mails a eleitores, nem para comunicar cancelamento de títulos eleitorais, nem para convocar cidadãos para atuarem como mesários. Apenas no Estado do Rio Grande do Sul a convocação dos mesários é feita por e-mail, uma vez que Tribunal Regional Eleitoral daquele Estado (TRE-RS) aprovou uma resolução que permite a convocação eletrônica de mesários, desde que o próprio mesário autorize que esta convocação seja feita via endereço eletrônico.
O TSE não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails em seu nome. Mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador, alerta o órgão.