quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Servidores do TSE participam de treinamento

Os servidores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diretamente ligados ao Processo Judicial Eletrônico (PJE) participaram dia 27 de um curso com conceitos básicos para a utilização do PJE. Participaram da abertura do encontro o secretário-geral da Presidência do TSE, Carlos Henrique Braga, o diretor-geral da Corte, Alcides Diniz, o secretário de Tecnologia da Informação, Giuseppe Janino, e o secretário da área Judiciária do TSE, Fernando Alencastro.
A implantação do PJE é uma das prioridades estabelecidas pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, durante sua gestão. O cronograma prevê a conclusão dessa implantação até abril do próximo ano. Na abertura do curso, o secretário-geral afirmou que esse trabalho está sendo realizado graças à “convergência de forças” de todos os envolvidos.
O desenvolvimento e a implantação do processo envolve as equipes técnicas do TSE, bem como dos tribunais regionais e das zonas eleitorais em todo o país, para que dentro do cronograma estipulado os processos possam tramitar em formato eletrônico, trazendo agilidade e segurança na prestação jurisdicional. Entre as vantagens do PJE, é possível apontar a redução no tempo de trâmite dos processos, o controle mais eficiente desses processos e a redução do custo com papel, além de melhor a qualidade de trabalho dos servidores e a possibilidade de acompanhar o andamento de cada processo de qualquer lugar onde os interessados estejam.
O PJE foi criado pela Lei nº 11.419/2006, que prevê a informatização dos processos em todo o âmbito do Poder Judiciário.